Piano não é considerado bem de família para efeito de penhora

Bens de família não podem ser penhorados por dívidas, em regra. Entretanto, caso estes bens não sejam essenciais para o funcionamento do lar, a penhora é possível. Este foi o entendimento unânime da 4ª Turma Especializada do TRF2, no julgamento de recurso apresentado contra a penhora de um piano de 1 quarto de cauda, da marca Essenfelder, autorizada para garantir uma execução fiscal.
A suposta dona do piano apresentara embargos de terceiro para assegurar a continuidade de suas aulas de música. A sentença da execução fiscal, porém, considerou o instrumento musical passível de penhora, posição confirmada pela relatora do caso no TRF2, juíza federal convocada Geraldine de Castro.
A magistrada ressaltou que, além de se tratar de objeto suntuoso que não guarda relação com a essencialidade de um bem de família, o piano é de propriedade do pai da embargante, conforme prova documento juntado aos autos. Além disso, foi destacado que foi o próprio pai que ofereceu o bem à penhora, fato comprovado por certidão do oficial de Justiça que compareceu à residência da família.
Geraldine de Castro esclareceu que “a Lei nº 8.009/90 estabeleceu a impenhorabilidade do bem de família com o objetivo de assegurar o constitucional direito de habitação, inclusive dos móveis que guarnecem a casa (…) Quanto aos bens móveis, a impenhorabilidade proclamada pela Lei nº 8.009/90 objetiva proteger bens patrimoniais familiares essenciais à habitabilidade condigna, exceto aqueles de caráter supérfluo ou suntuoso (…) Desta forma, o piano não está abrangido pela impenhorabilidade (…)”.
Proc.: 0509232-39.2002.4.02.5101
_______________
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRF da 2ª Região.
Share
Notícias dos Tribunais
Sobre o autor

Notícias dos Tribunais divulgadas por suas assessorias de imprensa nos sites oficiais.

Share on
4 Comments
  • Like - setembro 4, 2018

    Like!! Really appreciate you sharing this blog post.Really thank you! Keep writing.

  • It is in reality a great and useful piece of info. Thanks for sharing. 🙂

  • ปั้มไลค์ - outubro 8, 2018

    I believe you have mentioned some very interesting points, regards for the post. 🙂

  • The 30-year-old came on as a substitute for Everton against Manchester United on Monday evening and has figured consistently under new manager Sam Allardyce. Burnley keen on Everton winger Aaron Lennon… as Toffees ask about Arsenal stalwart Theo Walcott in their own search for attacking options

Leave a reply