Semana da Justiça pela Paz em Casa se aproxima

Paz nos lares brasileiros. Esta é a justa causa pela qual tribunais de todo o país estarão envolvidos durante a Semana Nacional da “Justiça pela Paz em Casa”, que acontece de 09 a 13 de março. A campanha promete mobilizar o Judiciário com seminários, ações de conscientização e realização do maior número de julgamentos de casos de violência contra mulheres.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) se antecipa e inaugura a semana no domingo, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Nesta data, a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória, receberá o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que vai realizar o atendimento às vítimas de violência e informar à população sobre os direitos da mulher por meio de vídeos e cartilhas educativas.

Para a coordenadora Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica, juíza Hermínia Maria Silveira Azoury, o trabalho de prevenção é cada vez mais importante: “A educação muda uma cultura viciada para um resultado melhor. É só através de informação que as pessoas conhecem seus verdadeiros direitos e sua cidadania”. Em entrevista à Tv Justiça ES, a magistrada fez um convite para que a população participe do evento.

Ao longo da semana, o ônibus do juizado Maria da Penha realizará o atendimento nos seguintes municípios: Cariacica (dias 09 e 10); Serra (dia 11) e Vila Velha (dias 12 e 13). A população de Viana será atendida em Cariacica. Para melhor atender às vítimas, o ônibus conta com uma equipe multidisciplinar, formada por servidores do Judiciário, defensor público, policial, investigador, psicólogo e assistente social.

Ao mesmo tempo, magistrados de diversas Comarcas do Espírito Santo irão intensificar a realização de audiências e júris com o intuito de solucionar o maior número possível de casos de violência contra a mulher. Os juízes já estão informando as pautas de julgamento à Presidência do TJES e a consolidação dos dados será feita na próxima semana. A campanha também recebe o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e da
Polícia Militar.

A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), idealizadora da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, destaca: “Viver em paz é direito. Violência não é desavença, é injustiça. A paz é construção conjunta, sabe-se bem. Pretende-se que nesta campanha dos juízes brasileiros, redobrando seus expedientes e engajando-se na empreitada judicial de esforço concentrado, estejamos com a sociedade, pela e para a qual havemos de atuar especialmente devotados, como é nosso dever e nosso desejo. Paz é nossa justa ca(u)sa”.

Vitória, 20 de fevereiro de 2015

Informações à Imprensa:

Texto: Tais Valle
Tels.: 3334-2261
tsvalle@tjes.jus.br

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: 27 3334-2262
imprensa@tjes.jus.br

www.tjes.jus.br

WhatsAppFacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailGoogle GmailYahoo BookmarksOutlook.com
Notícias dos Tribunais
Sobre o autor

Notícias dos Tribunais divulgadas por suas assessorias de imprensa nos sites oficiais.

Share on